segunda-feira, 7 de abril de 2014

Poesia Pensada

Selecionei alguns poemas que captam a sociedade de um modo não convencional. O primeiro, intitulado “Alguma Coisa”, traça um paralelo entre o “mundo interior”, subjetivo, artístico, pessoal, e o “mundo exterior”, da bolsa de valores, do PIB, das grandes potências, induzindo à ideia de que tudo se movimenta sobre o mesmo eixo. O segundo texto, intitulado “Anúncios”, aborda a contradição ideológica existente nos meios de comunicação, forçando o leitor a refletir sobre a necessidade de se posicionar ante os fatos. O terceiro poema, intitulado “Tempos Hipermodernos”, tenta mostrar de que maneira as redes sociais influenciam o comportamento e a mentalidade do serumano atual.

ALGUMA COISA (Bukowski)

estou sem fósforos.
as molas de meu sofá
estouraram.
roubaram minha maleta.
roubaram minha tela a óleo de
dois olhos rosados.
meu carro quebrou.
lesmas escalam as paredes de meu banheiro.
meu coração está partido.
mas ações tiveram um dia de alta
no mercado.

ANÚNCIOS (José Nunes Pereira)

Ligo a televisão;
Notícias de abuso de poder,
Corrupção, assalto, catástrofe ambiental,
Estupro coletivo, assassinato etc.

No intervalo do jornal, porém,
O mundo fica perfeito:
Indústrias multinacionais
E bancos inventam a facilidade,
O imediatismo e a felicidade de seus consumidores;
O governo cria um mundo surrealista,
Feito de estatísticas, ao seu gosto e conveniência...

Mudo de canal
Um pastor de voz colocada
Fala daquelas mesmas catástrofes
E anuncia o fim dos tempos,
Estou com ele, é o fim do mundo...

Não sei o que comprar:
Uns vendem o sensacionalismo e o espetáculo,
Outros a mentira e a ilusão,
Outros a catástrofe.
Fico com o catastrofismo, é o que vejo!
[...]

TEMPOS HIPERMODERNOS (Diego A. da Rosa)

- Você aceita Jesus?
- Se Ele me adicionar, sim.

2 comentários:

  1. DIÁLOGOS VIRTUAIS (anônimo)

    - Vamos marcar de sair algum dia?
    - Pode ser...
    - Que tal amanhã?
    - Não, melhor algum dia...

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo! Retrata bem a forma líquida das paixões virtuais e, de que maneira se forma boa parte do caráter da geração atual.

    ResponderExcluir