sexta-feira, 15 de junho de 2012

Construção Institucional da Sociedade

A sociedade é um corpo complexo – o homem existe a milhares de anos. E a noção, certa ou errada, que temos de nós e do mundo, é a que nos impeli a agir. Tudo, portanto, é o resultado da nossa ação, inclusive a sociedade.
Mas, de que modo o agir individual se torna coletivo? ou, de que maneira sobrevivemos e nos construímos em meio à complexidade? Isto se dá através da organização institucional.
       Em sua obra Liberalismo, Theodore Meyer Greene aborda o tema. Segundo o autor, "existem cinco instituições básicas – o Estado, a família, a escola, a igreja e a economia. O objetivo do Estado é a lei e a ordem; o da família, o amor; o da escola, a educação; o da igreja, a crença; e o da economia, a subsistência" (pág.s 140 e 146). De fato, é assim. Sem um emprego, o homem não poderia se sustentar; sem um sustento não teria uma família; sem o amor de uma família, sua vida não faria sentido; sem um sentido não haveria vontade de aprender; sem educação, o homem não entenderia a lei.
       "Evidencia-se, pois, que essas cinco instituições não são, de forma alguma, distintas em relação às outras em sua natureza e função. O amor deve estender-se além do círculo da família. A educação não é de responsabilidade exclusiva da escola. O governo não pode manter a lei e a ordem sem o apoio ativo da grande massa de cidadãos. À religião faltaria força espiritual e influência se confiasse apenas às igrejas a atividade crítica de suas idéias. Sem a indústria e o comércio, o mundo não se organizaria materialmente" (p.146).
       A sociedade se constrói a partir da capacidade institucional do homem.
       (Trechos com leves adaptações).

6 comentários:

  1. Nas últimas décadas a internet cresceu tanto, que, hoje, pode ser considerada uma das seis instituições humanas básicas. A respeito do tema, Peter Drucker escreveu: “O impacto mais importante da internet não é econômico – é psicológico. Ela esta criando uma sociedade global, uma sociedade com valores e aspirações da classe média do mundo desenvolvido, e essa sociedade esta abarcando algo como 2 BILHÕES DE PESSOAS – um terço da raça humana, englobando toda a China costeira e os 200 milhões da Índia que constituem agora uma classe média urbana que fala inglês freqüentemente como sua primeira língua ou como sua outra língua; somente a maioria da África tropical não foi (pelo menos, ainda) reunida nesta sociedade da internet”.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Diego.

    Segundo a Wikipédia, as instituições, organizadas sob o escopo de regras e normas, visam à ordenação das interações entre os indivíduos e entre estes e suas respectivas formas organizacionais.

    Para Marx, a economia é a instituição mais importante. Na ocasião de sua morte, em 1883, Engels disse a seu respeito, na oração fúnebre: “Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica, Marx descobriu a lei do desenvolvimento da sociedade humana: o fato tão simples, mas que até ele se mantinha oculto pelo ervaçal ideológico, de que o homem precisa, em primeiro lugar, comer, beber, ter um teto e vestir-se antes de fazer política, ciência, arte, religião etc.”

    ResponderExcluir
  3. Penso que o sexo, o dinheiro, o meio ambiente e a internet somam-se às cinco instituições básicas citadas por Theodore Meyer Greene. O sexo pela força do seu desejo; o dinheiro pelo seu poder de compra, num mundo onde quase tudo esta a venda; o meio ambiente pela questão da sustentabilidade; e a internet pelo seu alcance que, hoje, chega a um terço da raça humana.

    Em suas políticas, os governos deveriam englobar benefícios a todas as instituições. Quer dizer, deveriam pensar a relação que existe entre meio ambiente e economia, entre religião e Estado, entre sexo e escola e assim sucessivamente. Deste modo, haveria estrutura (sustentação) por detrás das ações governamentais. Esta lógica simples diminuiria o risco de se favorecer grupos de interesse em detrimento da coletividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Bom.

      E se você for parar pra pensar, a internet está em plena ascensão; o sexo, devido à força de seu apelo, nunca decai; o dinheiro é cada vez mais desejado. Em contrapartida, a família parece em declínio; poucos são os indivíduos que pensam em se casar e ter filhos; e, mesmo dentro das famílias já feitas, parece haver muita separação. O meio ambiente também esta bastante destruído. Em síntese: a sociedade esta institucionalmente desequilibrada.

      Excluir
  4. No meu entendimento a familia é a principal instituição da sociedade. Cada vez mais os pais estão precisando trabalhar mais para manter um padrão de vida razoável, e estão entregando a responsabilidade de cuidar dos seus filhos a terceiros. Muitas vezes esta função é entregue para a escola, onde pais não sabem o que se passa com seus filhos. A criança tem que sentir segurança nos seus genitores, que eles são seus heróis. A familia é uma instituição importantíssima na formação de um futuro cidadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a família as pessoas se tornam inseguras.

      De fato, esta é uma instituição importantíssima na formação de um futuro cidadão.

      Excluir