quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Elemento Dinâmico do Capitalismo

Qual a empresa símbolo do sistema? Coca-cola, McDonald’s e, mais recentemente, Facebook, são opções fortes. Mas, é claro que a primeira delas é a mais poderosa. Não há no mundo indivíduo que ainda não tenha experimentado o ‘refrigerante preto com bolinhas de gás’. No entretanto, o valor agregado deste produto é baixo, isto é, a produção de coca-cola não é capaz de sustentar, por si só, o crescimento econômico de um país. O mesmo não acontece com a produção de automóveis. Por possuir uma série de elementos, tais como, pneu, vidro, poltrona, alumínio, o carro popular possui a capacidade de dinamizar a cadeia produtiva. Em outras palavras: “[...] como causa e conseqüência do crescimento e da ampliação da indústria automobilística, há uma aumento do mercado de produtos eletrônicos, metálicos, têxteis e outros produtos industriais importantes, bem como uma elevação violenta na construção residencial e da atividade de comércio” (pág. 444-445). Neste caso, levando-se em consideração que o crescimento econômico é o pressuposto essencial do capitalismo, pode-se dizer que a Coca-cola é o símbolo do sistema, pela força de sua propaganda e pela universalidade de sua imagem, e que o carro popular é o seu elemento de sustentação, pela sua capacidade dinamizadora.
Quem possui um automóvel, portanto, esta de acordo com tudo o que acontece, de bom e de ruim. Qual a sua posição?


[Trecho extraído de: HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico – Uma Perspectiva Crítica. 7° ed. Rio de Janeiro: Campus, 1981 (com adaptações)].

4 comentários:

  1. Concordo!

    O mundo não precisa de mais automóveis, precisa de mais humanidade!

    Parabéns, Diego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de mais respeito, de mais amizade, de mais pensamento crítico, de menas poluição, de menos consumismo, de menas coca-cola!

      Excluir
  2. Este é um assunto crítico, de um lado a produção de automóveis nos deixa a camada de ozônio mais frágil, mas como seria o nosso mundo sem carros? O grande erro de muitas ou a grande maioria é pensar que possuir um carro resolver todos os problemas, que elas serão bem mais vistas com um carro, mas que grande erro! Concordo com os anteriores comentários, precisamos de mais humanidade, respeito, lealdade, menos corrupção, eu sei que isso é um sonho, mas não custa cada pessoa fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dando continuidade ao raciocínio da Ana. Muitos pensam que o carro é uma necessidade, mas, de quem? Nossa ou das montadoras? Porque, do ponto de vista do meio ambiente, um automóvel a menos é melhor do que um automóvel a mais, e, do ponto de vista da qualidade de vida urbana, seria melhor andar de ônibus, em função da redução do tráfego. Sendo assim, antes de ser uma solução, o carro é um problema!

      Excluir