quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Literatura Gaúcha

Moacyr Scliar foi um dos autores que mais escreveram sobre Porto Alegre. Ele documentou a comunidade judaica, a expansão imobiliária, o pequeno comércio e até mesmo os pontos folclóricos do sexo clandestino, como, em Os Voluntários: “Se não me engano, eu achava aquilo tudo muito interessante, muito bonito, mas, se estou bem lembrado, naquele momento eu pensava em outra coisa, pensava mesmo era em mulher. 1952? 1953? Em mulher. Só em mulher. E poderia pensar em outra coisa? Na Voluntários da Pátria?
Eu ajudava meu pai no bar até as sete, oito horas da noite, e então ia jantar. A esta hora os operários, os caixeiros, os funcionários já tinham ido para casa. De seus quartos nos velhos sobrados as mulheres começaram a emergir. Caminhavam lentamente, equilibrando-se nos altos saltos; ou então postavam-se nas esquinas, encostadas, à parede. Ou ficavam sentadas no interior de bares sombrios, os olhos reluzindo na semi-obscuridade. Aquilo regurgitava de mulheres. Um rápido exame da geografia sensual de Porto Alegre mostraria uma cidade ocupada por este amável exército. Na Pantaleão Telles, junto à ponte de pedra em que os Farrapos travaram furiosas batalhas. Um numeroso contingente entrincheirado nas casinhas da Cidade Baixa. Na Azenha, Cabo Rocha era um importante reduto. No Cristal, Mônica reinava solitária e esplêndida, com seu luxo, seu Quarto de Espelhos. Mas havia ainda lugares mais fantásticos: O Cabaré das Normalistas, onde, segundo a lenda porto-alegrense, as moças deixavam cair a máscara da inocência [...].
Delírio à parte, o principal contingente de mulheres estava no Centro, na Voluntários. Mulheres para todos os gostos e todos os preços, menos os que eu podia pagar.”

[Caderno Cultura. In: Jornal ZERO HORA, 24 de março, 2012, p.4]

3 comentários:

  1. O Rio Grande do Sul é repleto de escritores famosos. Entre eles: Érico Veríssimo, Dyonélio Machado, Josué Guimarães, Simões Lopes Neto, Mário Quintana etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dyonélio Machado tem um livro fantástico, intitulado 'Os Ratos'.

      Excluir
  2. O Brasil esta repleto de grandes escritores, atuais e antigos, que escreveram obras maravilhosas.

    ResponderExcluir