quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Prosa Curta

O miniconto e o conto pequeno são exemplos de um tipo de literatura que tem se tornado cada vez mais freqüente. O primeiro possui até 150 caracteres (contando letras, espaço e pontuação), para permitir o seu envio por SMS; o segundo tem, mais ou menos, o tamanho da metade de uma folha de ofício. Veja:                                                                                        
NA ZONA

Apaixonado pela puta, tirou a mulher da vida com uma bala na boca.
(Rosane Coelho. In: www.rosanecoelho.prosaeverso.net)

RECRIMINAÇÃO

O meu avô trouxe uma cadeira e após colocá-la à minha frente, olhou-me de tal forma que eu me senti como se levitando, até sentar-me, apesar da minha vontade ser a de estar longe daquela varanda. Ele entrou e pouco depois voltou com uma xícara de café, colocando-a na mesinha ao lado da sua cadeira. Sem dizer uma palavra, entrou novamente, e eu, com uma enorme necessidade de abstrair-me, passei a observar uma mosca que pousara na xícara. Ela caminhava vagarosamente para um lado e para o outro, até quando eu abafei com a mão a borda da xícara, afogando-a no café.
Logo depois o meu avô chegou com a bola e alguns cacos de vidro da janela da sala, e após sorver o café, passou às acusações, sem imaginar o que eu colocara dentro do seu corpo para me ajudar a suportar tudo aquilo.
(Nerino de Campos. In: blogdonerino.blogspot.com.br)

AUDÁCIA

Pela primeira vez em trinta anos, ela olhou fundo, bem nos olhos do marido:
- Você que falou para o menino não se amiudar?
Ele ficou surpreso com a novidade do enfrentamento, corrigiu a postura e falou com ar superior e desleixado – como se respondesse só porque queria mesmo:
- Falei sim, filho meu não traz desaforo pra casa!
Mordendo o lábio inferior e contraindo as quinas dos olhos, ela continuou:
- Não traz mesmo. Ele nunca mais vai trazer.
Ele ainda tentou abraçá-la, mas o bote da mão esquerda o afastou daquele choro que era só dela.
(Rodrigo Domit. In: rodrigodomit.blogspot.com.br)

Informação complementar: os três autores citados – Rosane Coelho, Nerino Campos e Rodrigo Domit – já foram premiados em concursos de literatura.

6 comentários:

  1. O guatemalteco Augusto Monterroso é apontado como o autor do mais famoso miniconto, escrito com apenas trinta e sete letras:

    "Quando acordou o dinossauro ainda estava lá."

    ResponderExcluir
  2. O miniconto ou conto pequeno diz muito com poucas palavras.

    ResponderExcluir
  3. agradeço por ter sido citado por aqui!

    =]

    ResponderExcluir
  4. contribuindo com a discussão:

    O conto curto apresenta os mesmos elementos essenciais do conto; No entanto, aquele se caracteriza pela construção de um ou mais dos elementos e pela elipse consciente e proposital de outros. Há, invariavelmente, a necessidade de ampliação e desdobramento daquilo que não foi dito. No conto curto, o silêncio e as lacunas costumam ser muito mais relevantes do que o que foi revelado explicitamente.

    Resumidamente, o conto curto contém em si uma promessa de um conto; e cabe ao leitor complementar as lacunas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Um outro ponto que também merece destaque é a sutil relação entre prosa e verso. Tomando-se como exemplo o poema de Gabriela Cantergi, intitulado 'Do Coração', percebe-se que a diferença entre o poema e o miniconto não é mais do que uma pequena modificação no texto. Veja:

      a)Em verso:
      "Sentou-se, no ônibus, ao lado de um desconhecido
      E foram felizes para sempre."

      b)Em prosa:
      "Sentou-se, no ônibus, ao lado de um desconhecido e foram felizes para sempre."

      Obviamente que esta pequena modificação, no ritmo, na realidade é grande, afinal, ela mexe com a estrutura do texto.

      2)Também convém observar que o conteúdo do poema (miniconto) poderia ser modificado, sem prejuízo da percepção artística da autora. Veja:

      a)"Conectou-se, nas redes sociais, com um desconhecido
      E forma felizes para sempre."

      Concluindo: é justamente esta flexibilidade e adaptabilidade que fazem da literatura um poderoso instrumento de transformação das relações humanas.

      Agradeço sua contribuição.

      Seja sempre bem-vindo, como comentarista ou leitor.

      Excluir