quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arte Viva

Penso que o princípio da Arte é integrado, quer dizer, o fundamento da poesia é mesmo da pintura que é o mesmo da música que é o mesmo da dança e assim por diante, o que difere, no caso, é a técnica, o instrumento de trabalho – pincel, lápis, violão, sapatilha – porque o sentimento interior – amor, vida, liberdade, paz – repito, é o mesmo.
Em seu livro, intitulado A Preparação do Ator, Stanislavski classifica os diferentes tipos de arte, a saber, arte mecânica, arte imitadora, arte representativa, arte do exagero e arte viva. Esta última, segundo o dramaturgo russo, seria a mais elevada de todas: “a melhor coisa que pode acontecer é o ator se deixar levar pela peça inteiramente. Ele então vive o papel, independentemente de sua própria vontade, sem notar como se sente, sem se dar conta do que faz e tudo se encaminha por conta própria, subconscientemente e intuitivamente [...]. O grande ator deve estar repleto de sentimento e deve sobretudo sentir a coisa que está registrando. Deve sentir uma determinada emoção não uma ou duas vezes apenas, enquanto estuda o papel, mas em maior ou menor grau todas as vezes que o representar, quer se trate da primeira ou da milésima vez” (p.42).  Em outra passagem, Stanislavski completa: “o ator [o artista] deve adaptar suas próprias qualidades éticas e morais à vida de seus personagens e nela verter, inteira, a sua própria alma; de modo a dar-lhe o formato de um verdadeiro espírito humano” (p.43).
Dito isto, é importante ressaltar que a Arte, independentemente do tipo adotado, se torna mais interessante quando é capaz de: i) fugir da “beleza por si só”; ii) fazer pensar; iii) fazer pensar sem infringir os direitos humanos.
O poema abaixo atinge todos estes parâmetros, apesar de ter sido escrito por um menino da quarta série do Ensino Fundamental:


Pode Ter

Pode ter compaixão no inferno.
Pode ter vida no espaço.
Pode ter eternidade na vida.
Pode ter luz no escuro.
Pode ter som no rádio.
Pode ter cores no branco.
Então por que as guerras, as lutas e brigas,
Se pode ter paz na humanidade?
(G.W. A., 10 anos)

Arte é mais alma do que técnica!

[Trecho extraído de: STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. 24° Ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008, págs 42-43 (com adaptações)]

3 comentários:

  1. Stanislavski teve várias idéias de como alcançar a sensação de "verdade interior". Uma delas foi a palavra mágica "se". "Se" é uma palavra que pode transformar nossos pensamentos, permite que nos imaginemos virtualmente em qualquer situação: Se eu ficasse rico de repente..., Se eu estivesse tirando férias na ilha caribenha..., Se eu tivesse grande talento..., Se aquela pessoa que me insultou vem novamente perto de mim... . A palavra "se" transforma-se numa poderosa alavanca para a mente, fazendo com que as pessoas nos vejam como que erguidas sobre nós mesmos, dando uma sensação de certeza absoluta sobre circunstâncias imaginárias.

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  2. "A arte existe porque só a vida não basta" (Ferreira Gullar).

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  3. "Todo o segredo da arte é talvez saber ordenar as emoções desordenadas, mas ordená-las de tal modo que se faça sentir ainda melhor a desordem" (Charles Ramuz).

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