quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Redação Técnica

O texto dissertativo-argumentativo é a modalidade mais usada pelos colunistas dos meios de comunicação. “Sua estrutura se organiza em torno da defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a idéia defendida está correta. Para tanto, é preciso expor e explicar idéias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la” (p.17).
Em um concurso que fiz, para o cargo de Economista, caiu a seguinte proposta de redação:

- Tema: Motivação dos Colaboradores.

Quanto os fatores intangíveis no contexto do trabalho, que estimulam a motivação dos colaboradores, influenciam no alcance dos objetivos organizacionais? Essa pergunta foi feita pela consultoria americana Right Management em estudo realizado em 15 países. Os resultados apontam que pessoas motivadas são 50% mais produtivas e que o salário é o sexto colocado em comportamentos organizacionais que influenciam na motivação dos colaboradores”.

Com base nestas considerações, redija um texto dissertativo-argumentativo, abordando necessariamente os aspectos abaixo relacionados.
- Os fatores que contribuem positivamente para a motivação dos colaboradores.
- As características principais de pessoas motivadas e produtivas no ambiente de trabalho.
- A importância de pessoas motivadas no ambiente profissional.

“Do que adianta possuir máquinas potentes e não possuir colaboradores motivados?
A estrutura física de uma empresa só será bem aproveitada se dentro dela existirem pessoas interessadas no que fazem. Portanto, investir em capital humano é tão fundamental quanto abrir uma nova unidade produtiva. E isso não tem a ver apenas com altos salários. Oportunidade de crescer na hierarquia, coleguismo, diálogo e flexibilização da rotina também são fatores que contribuem positivamente para a motivação dos funcionários.
Do que adianta possuir rios de dinheiro e não possuir um bom diálogo com o colega de escritório? Qual o sentido de trabalhar a vida inteira no mesmo cargo, sem poder crescer na hierarquia? Do que adianta cumprir horários fixos se você se sente mais produtivo dentro de uma rotina alternativa? Os colaboradores motivados são espontâneos, sorridentes, flexíveis e interessados.
É este tipo de pessoa que, num lance de criatividade, será capaz de descobrir uma maneira de facilitar o processo produtivo, desbancando a concorrência.
O capital humano vale mais do que o capital físico”.
(Nota: 8).

[Fonte: Manual de Redação elaborado pelo MEC]

2 comentários:

  1. É importante ressaltar que o governo, através do Ministério da Educação, elaborou um manual que estabelece critérios para a avaliação objetiva desta modalidade escrita. São eles: i) demonstrar domínio da norma padrão culta da língua; ii) encadeamento textual; iii) proposta clara e inovadora; iv) respeito aos direitos humanos, ou seja, o argumento não deve romper com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural; v) adequação ao tema proposto e ao tipo textual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tangenciamento é um erro muito comum em redações técnicas. Esta imperfeição consiste na abordagem parcial, ou marginal, do tema dentro do assunto. Exemplo: uma prova pede que o aluno escreva sobre música e o aluno escreve apenas sobre rock, ignorando o jazz, o samba e todos os outros gêneros.

      Pior do que o "tangenciamento" é a "fuga total ao tema". Exemplo: a prova pede que se redija uma redação sobre religião e o aluno escreve sobre futebol.

      Excluir