terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Análise de Telas Famosas

O museu é sempre enigmático. As exposições não se comunicam de forma objetiva com o público, o que nos causa uma impressão distante e vaga. “Porque aquele quadro é tão importante?”, “porque esta escultura vale tanto?”, ”o que o autor quis dizer com isto?” – são dúvidas que surgem nas galerias.
Abaixo, quatro obras de quatro mestres da pintura e uma possível interpretação das mesmas.

- A Noiva e o Noivo (Modigliani, 1916)


Os modelos estão sérios, possuem olhos vazios, como se fossem corpos sem alma; a pretensão burguesa é evidente, daí derivam a pompa e o ar de importância do casal; o que a sociedade pensa parecer ser o que existe de mais valioso. O tratamento estilizado das faces é influência do Cubismo.

- Escritório à Noite (Hopper, 1940)




Observa-se aqui o cotidiano do trabalho; a monotonia; a incomunicabilidade entre as pessoas, cada uma mergulhada em seu próprio mundo. O isolamento quebrado apenas pela tensão muda – a mulher aguarda uma ordem, perdida em seus pensamentos. No jogo de luz, Hopper reuniu as luzes natural e artificial.

- Nossa Cidade (Lowry, 1941)











As indústrias dominam a cidade e o fato é sublinhado pelo seu colorido, em contraste com o mundo sombrio dos homens. A poluição é evidente e parece ser um problema.  

- Ciclistas (Iberê Camargo, 1989)


O homem tornou-se um ser estranho. Quem está andando de bicicleta: um casal de pessoas ou um casal de extraterrestres? As cores escuras e o vermelho representam a fúria, a indignação do autor.

2 comentários:

  1. Como diria Picasso: "Por que deveria eu tentar imitar a natureza? Poderia igualmente tentar traçar um círculo perfeito".

    ResponderExcluir
  2. Os 10 quadros mais famosos do mundo, segundo uma revista francesa:

    1- Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
    2- Noite estrelada, de Vincent Van Gogh
    3- O beijo, de Gustav Klimt
    4- Almoço-festa no barco, de Pierre Auguste Renoir
    5- Rapariga com brinco de pérola, de Jan Vermeer
    6- Terraço de café à noite, de Vincent Van Gogh
    7- Canto do jardim, de Claude Monet
    8- O sonho, de Pablo Picasso
    9- A persistência da memória, de Salvador Dali
    10- Do lago, de Georgia O’Keefe

    ResponderExcluir