quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TOP dez do rock brasileiro

O rock brasileiro é profundamente marcado pela idéia de digerir a cultura exportada pelas potências culturais e regurgitá-la após a mesma ser mesclada com a cultura popular e a identidade nacional. Bandas, como as citadas na lista abaixo, são capazes de incorporar o jazz, o clássico, a bossa nossa, o regional, o samba, o reggae, o cômico, entre outras coisas, à pluralidade do rock europeu e norte-americano, criando assim, o que existiu de mais original na música do século XX?
Fundamentado em três critérios, a saber, inovação, capacidade crítica e gosto próprio, elaborei o TOP 10 do rock tupiniquim. Divirta-se!

1 - Meu refrigerador não funciona (Mutantes).


2 - México lindo! (Joelho de Porco).



3 - Dê um rolê (Novos Baianos).


4 - Primavera nos dentes (Secos e Molhados).


                                    

5 - Os bons tempos voltaram (Made in Brazil).


6 - Que país é esse? (Legião Urbana).


7 - Amigo punk (Graforréia Xilarmônica).


8 - Robocop gay (Mamonas Assassinas).


9 - Você não soube me amar (Blitz).

                                     

10 - Manguetown (Chico Science e Nação Zumbi).


5 comentários:

  1. Os Mutantes influenciaram bandas como Led Zeppelin e Renaissence. "Since I´ve Been Loving You" e "Ashes Are Burnin", respectivamente, foram músicas gravadas após "Meu Refrigerador Não Funciona". Se não influenciaram, pelo menos foram capazes de antecipar tendências, o que comprova o potencial inovador do grupo brasileiro. Escute e compare!

    ResponderExcluir
  2. Bom-gosto!

    As bandas citadas na lista não seguiram necessariamente um único estilo musical. As músicas selecionadas, entretanto, possuem um estilo específico:
    1 - Meu Refrigerador não Funciona (rock psicodélico)
    2 - México Lindo! (pós-punk)
    3 - Dê um Rolê (tropicalismo)
    4 - Primavera nos Dentes (rock progressivo)
    5 - Os bons Tempos Voltaram (blues-rock)
    6 - Que País é Esse? (punk rock brasileiro)
    7 - Amigo Punk (rock regionalista)
    8 - Robocop Gay (rock cômico)
    9 - Você não Soube me Amar (new wave)
    10 - Manguetown (manguebeat)

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo!

    A importância do Nação Zumbi para a musica brasileira e outras ramificações do rock foram comentadas por vários críticos e músicos famosos, entre muitas bandas que citam a influência da banda, como por exemplo Planet Hemp, O Rappa, Charlie Brown Jr, Cordel do Fogo Encantado, Forfun, Os Paralamas do Sucesso, Mombojó e Otto. Outras bandas influenciadas por Chico Science, são Sepultura (mais especificamente o álbum Roots), Cássia Eller (intérprete de músicas como ‘Corpo de Lama’ e ‘Quando a Maré Encher’), Fernanda Abreu (álbum Raio X) e Arnaldo Antunes (álbum O Silêncio) entre outros.

    ResponderExcluir
  4. A versatilidade da música brasileira é realmente ampla e maravilhosa, o rock “verde e amarelo” proporciona uma gama imensa de variáveis possíveis de agradar a quem curte um som mais pesado ao mais clássico. Nossa cultura é muito rica e querer concentrar nossa produção artística a somente uma espécie de estilo é mais do que ignorância, é imprudência. Essas dez músicas retratam como somos capazes de sair das mesmices chatas e caretas que músicas moralistas de novelinhas sem graça nos impõem. Todas as bandas citadas acima são revolucionárias e mudaram o mundo de alguma forma (pra melhor), somos muito mais que “shimbalanãoseioque”, “Tchu-tcha” e “mata papai”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei selecionar o que era menos pop possível. Me sobraram assim, bandas pouco midiáticas. Mas, é como você diz "Essas dez músicas retratam como somos capazes de sair das mesmices chatas e caretas que músicas moralistas de novelinhas sem graça nos impõem". O rock que é vendável é inferior ao rock alternativo!



      Excluir