quarta-feira, 27 de março de 2013

Quem é Você?


No documentário sobre a 
vida de Oscar Niemeyer, intitulado 'A Vida é um Sopro', o próprio Oscar Niemeyer diz, não exatamente com estas palavras, mas com esta mesma essência, que "o pensamento positivo não serve pra nada [é uma merda]; o oposto idem, também o pensamento negativo não serve pra... [é uma merda]; só a realidade é que serve, a realidade boa e má". Não entendi de início, só depois, bem depois, é que as coisas se encaixaram na minha cabeça.
O senso comum acredita muito na positividade como uma forma de vida saudável e, em oposição, na negatividade como uma forma de vida infeliz, associada à depressão e doenças do gênero. É aquela velha história que a Bíblia conta – Deus versus o Diabo – o pensamento dualista, o certo e o errado, o pra trás e o pra frente. Eu sempre desconfiei disto, sempre soube que existiam muito mais do que dois caminhos possíveis e as palavras de Oscar Niemeyer eram 'o sopro', o contraponto que me faltava para matar a charada. Entretanto, não entendi de início, só depois, bem depois.
Numa viagem de ônibus que fiz de Florianópolis à Torres resolvi folhear o livro de crônicas do Juremir Machado da Silva, intitulado 'A Orquídea e o Serial Killer'. (Editora L&PM POCKET, ano 2012). Abri na página 229. 'Nós, os humanos', se chamava a crônica. Comecei a ler. A realidade de Oscar Niemayer transbordava-se: "O que separa o homem das demais espécies? Os otimistas encontraram bonitas respostas para uma questão metafísica: a consciência, a inteligência, a capacidade de produzir arte, a consciência da finitude, a certeza da morte, a crença num ser superior, a fala e até a aptidão para distinguir 183 tipos de cerveja. A mortandade de inocentes provocada por Anders Behring Breivick [o atirador norueguês] sugere outra resposta: a estupidez. Que outro animal mata por ressentimento ou inveja? Que outro bicho executa os semelhantes em massa por não suportar algumas diferenças?".
É isso, não somos nem bons nem maus, somos o que somos, reais, suspeitos, muito suspeitos, criticáveis, uma 'especezinha' para que você entenda bem!

3 comentários:

  1. "O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior" (Einsten).

    ResponderExcluir
  2. "E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano" (Clarice Lispector).

    ResponderExcluir
  3. O Ornitorrinco

    O Ornitorrinco é um animal
    Que não se decidiu,
    Não sabe se é pato ou pata,
    Se é réptil,
    Se é pássaro,
    Se é um mamífero...
    Só sabe que é um Ornitorrinco
    Que não sabe o que é...

    O Ornitorrinco se parece tanto
    Com o individuo contemporânea!

    Salomão Alcantra
    J.Nunez

    ResponderExcluir