quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Grandes Discos de 2013

Vendo e ouvindo e comprando todo este lixo que existe por aí – Luan Santana, Gabriel Valim, Restart, Gustavo Lima, Michel Teló, Tiaguinho – a gente se pergunta: onde foi parar a música brasileira? Cantores como Elis Regina e Ney Matogrosso, compositores como Chico Buarque e Caetano Veloso, bandas como Mutantes e Novos Baianos, maestros como Tom Jobim e Villa Lobos, guitarristas como Sergio Dias e Pepeu Gomes, onde estaria toda esta criatividade, toda esta “marca registrada”, todo este “pedigree”? onde teria se escondido a música brasileira? A resposta é fácil: dentro do espírito medíocre da massa consumista.
A mídia inventa um artista, diz que ele é bom, porque sabe rir, porque parece ser boa pessoa, porque fala sobre baladas, porque faz o “estilo moderninho”, porque não critica ninguém, enfim, se o cara está de acordo com tudo, a mídia o apadrinha, e faz dele um rei. Não é preciso saber afinar um violão, não é preciso ser criativo, não é preciso saber escrever, não é preciso saber quem foi Jackson do Pandeiro, basta que o sujeito penteie o cabelo de um modo diferente e pronto, se a mulherada gostar é sucesso.
Mas a verdadeira música brasileira é bem mais do que isso (continua sendo bem mais do que isso), apesar de não aparecer na televisão e nem figurar nas paradas de sucesso. Recentemente foram produzidos discos incríveis aqui no país, de altíssima qualidade. Segundo Joarez Fonseca (crítico musical e colunista), Antônio Carlos Miguel (blogueiro e membro votante do Gammy Latino) e Carlos Calado (crítico musical da Folha de São Paulo), figuram entre os grandes discos de 2013: 

[Vinicius Calderoni. Para Abrir os Paladares (disco). Música: Carne e Osso]


[Cacá Machado. Eslavosamba (disco). Música: Sim]


[Marcelo Jeneci. De Graça (disco). Música: O Melhor do Mundo]


[Referência: Jornal Zero Hora. In: Caderno Cultura. Edição: 28 de dezembro de 2013]

Um comentário:

  1. "Isso não é mais escolha é uma fratura exposta" (Vinicius Calderoni).

    Salve a música brasileira!

    ResponderExcluir