sábado, 8 de março de 2014

Deus não possui religião

Um homem liga para o “sac celestial”:
- Se você tem religião, digite 1. Caso ainda não tenha, digite 2.
- Clic! (1)
- Se você é espírita, digite 1; candomblecista, 2; hindu, 3; budista, 4; taoista, 5; zoroastra, 6; muçulmano, 7; judeu, 8; sique, 9; cristão, 10...
- Clic! (10)
- Se você é protestante, digite 1; luterano, 2; amish, 3; batista, 4; presbiteriano, 5; menonita, 6; metodista, 7; adventista, 8; mórmon, 9; católico, 10...
- Clic! (10)
- Se você é católico apostólico romano, digite 1; católico apostólico carismático, 2; anglicano, 3; ortodoxo, 4...

Se Deus não é religião, então“[...] o que é Deus? Perguntei à terra, e ela me disse: ‘Eu não sou Deus’. E tudo o que nela existe me respondeu o mesmo. Perguntei ao mar, aos abismos e aos répteis viventes, e eles me responderam: ‘Não somos teu Deus; busca-o acima de nós’. Perguntei aos ventos que sopram; e todo o ar, com seus habitantes, me disse: ‘Anaxímenes está enganado eu não sou Deus’. Perguntei ao céu, ao sol, à luz e às estrelas. ‘Tampouco somos o Deus a quem procuras’ – me responderam.
Disse então à todas as coisas que meu corpo percebe: ‘Dizei-me algo de meu Deus; já que não sois Deus; dizei-me alguma coisa dele’ – e todas exclamaram em coro: ‘Ele nos criou’ – Minha pergunta era meu olhar, e sua resposta a sua beleza.
Dirigi-me, então, a mim mesmo, e perguntei: ‘E tu, quem és?’ – e respondi: ‘Um homem’. Para me servirem, tenho um corpo e uma alma: aquele exterior, esta interior. Por qual deles deverei perguntar pelo meu Deus, a quem já havia procurado com o corpo desde a terra até o céu, até onde pude enviar os raios de meu olhar como mensageiros? Melhor, sem dúvida, é a parte interior de mim mesmo”.


[AGOSTINHO, Santo. Confissões. In: Quem é Deus? Capítulo VI, livro décimo]

2 comentários:

  1. Se eu fosse um padre

    Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
    não falaria em Deus nem no Pecado
    — muito menos no Anjo Rebelado
    e os encantos das suas seduções,

    não citaria santos e profetas:
    nada das suas celestiais promessas
    ou das suas terríveis maldições...
    Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

    Rezaria seus versos, os mais belos,
    desses que desde a infância me embalaram
    e quem me dera que alguns fossem meus!

    Porque a poesia purifica a alma
    ...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
    um belo poema sempre leva a Deus!

    (Mário Quintana).

    ResponderExcluir
  2. É importante dizer que o texto "sac celestial" foi inspirado numa tirinha extraída do site "Um Sábado Qualquer".

    ResponderExcluir