quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Amor Idealizado


A idéia de uma princesa ou príncipe encantado habita o imaginário do homem de todos os tempos.  O tema existe na Bíblia, na mitologia grega, na literatura renascentista, e parece ser inesgotável, parece ser o mais interessante, o que as pessoas mais gostam; se debate o amor muito mais do que se debate política. Seria o coração o motor da humanidade?
O anúncio abaixo, de página inteira, foi publicado em jornais e revistas de circulação nacional.

À Procura de Paula

Eu e você, no Terraço Itália, 7 de julho de 1994, São Paulo.
Eu, europeu, estava passando alguns dias no Brasil.
Você brasileira, estava promovendo uma marca de whisky.
Eu e você, no dia seguinte, 
passamos algumas horas no Parque do Ibirapuera.
Eu, 23 anos.
Você, 18.
Você me deu seu telefone.
Eu, infelizmente, perdi.
Eu, só após 4 longos anos, pude fazer este anúncio.
Você, mande sua foto 
dizendo o nome do hotel em que me hospedei,
para Caixa Postal 12986, CEP 04010-970 – São Paulo – SP.

O autor do anúncio, um empresário suíço chamado Frank, procurou, desta forma, tentar recuperar uma história de amor marcada pelo desencontro.

4 comentários:

  1. "E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, uma separação como às vezes acontece em um baile de carnaval - uma pessoa se perde da outra, procura-a por um instante e depois adere a qualquer cordão" (Rubem Braga).

    ResponderExcluir
  2. "É melhor para os amantes pensar que a última vez que se encontraram se amaram muito - e depois apenas aconteceu que não se encontraram mais. Eles não se despediram, a vida é que os despediu, cada um para seu lado - sem glória nem humilhação" (Rubem Braga).

    ResponderExcluir
  3. Afinal, "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"(V.M)!!!

    Boas festas e ótimo fim de ano !

    Alessandra - São Paulo

    ResponderExcluir
  4. Acho que o amor idealizado como o platônico é assim, sublime, por estar no campo da ideia, da fantasia. É perfeito e lúdico por que não é real. Minhas lembranças maios doces sobre o amor foram aqueles que não se concretizaram.

    ResponderExcluir